Sou um piloto e simracer hardcore.
- Rodrigo Borba
- 26 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Não é de hoje que os termos "piloto" e "simracer hardcore" vem sendo usados ao mesmo tempo por quem pratica simulação.
Mas o que isso significa ?
Como isso nos torna melhores ou piores do que os outros tipos de usuários ?
Primeiro devemos avaliar, pelo menos na minha concepção, de que não é piloto aquele que nunca interagiu ou guiou um carro real e de forma profissional, seja em pista ou autódromo, e que não seja reconhecido por órgão regulador ( CBA no nosso caso ) com credencial ( carteira de piloto ) e certificação que ateste de que este camarada pode exercer tal função.
Ser simracer é diferente de ser piloto, simracer é um corredor de simulador por tradução direta, nada mais do que isto.
Pensar que podemos ser pilotos virtuais, ( bonito o nome não ? ), nos torna de alguma forma especiais, de que somos celebridades, mesmo que anônimas, de que podemos nos igualar a quem pode de fato guiar um carro real.
O piloto virtual creio que tenha sido inventado pela indústria, por simuladores que detêm serviços online com aval de pilotos, bem como pelas ligas para trazer mais público para perto, ou até mesmo por simracers pretenciosos por acharem que são bons o bastante.
Acho sinceramente que este tipo de pensamento, principalmente de simracers egocêntricos, gerou um fenômeno autodestrutivo e estúpido em nossa comunidade, que é a geração dos fanboys.
É claro, como tudo, não podemos generalizar, há quem entende sua real situação, e que apenas pratica simulação como um hobby, mesmo que em ambiente de competição, e comecei a entender de que isso pode ter todo sentido.
O motivo pelo qual não nos destacamos como comunidade, é de que talvez nos levamos muito a sério, queremos ser melhores do que outros ( até em relação aos pilotos reais ), não nos ajudamos, menosprezamos aqueles que sabem menos, não seguimos a regras, não temos o fator diversão envolvido, e achamos que tudo o que usamos é o melhor.
Depois de um tempo nos damos conta de que ser simracer hardcore é um fardo desnecessário, no final é uma grande merda sem sentido, não agregamos, apenas nos afastamos daqueles que deveríamos ajudar para perpetuar a "nossa espécie".
Por isto a necessidade de praticarmos a nossa atividade com o mínimo de responsabilidade e de respeito.
Não podemos quebrar a corrente por mero egocentrismo !
Sei, é difícil entender como usuário pseudo hardcoresim e que tem uma visão "old school" dos simuladores, de que a geração atual que está sendo vendida em consoles seja o futuro. E eu mesmo já dizia isso a bastante tempo, de que a indústria de simulação nos dias de hoje deve gerar receita para se manter, os consoles são necessários para isto, tanto quanto para elemento de transição de um simulador para outro.
Mas analisando o fenômeno hardcoresim ...
Já pararam para pensar de que com o surgimento do e-sport, a indústria quer que você pense como um piloto real ? Só por nos darem a possibilidade de nos tornarmos um ?
Quantos irão tentar ou fracassar neste processo ?
Me lembra daqueles programas do tipo ( Ídolos ) em que o candidato sem a mínima habilidade para cantar, é encorajado pelos pais, amigos e parentes pelo fato de acreditarem que ele é bom no que faz.
O intuito no final das contas será o de movimentar toda uma indústria, de fazer você comprar equipamentos de ultima geração, comprar PCs extremamente caros, invista em luvas, cockpits motion e demais bugigangas.
E tem gente que se diverte bastante com um logitech preso na mesa, com um monitor fullhd e com cadeira de plástico de 40 reais.
O que vale a pena ?
Qual o objetivo disto tudo ?
Por qual motivo devo deixar de investir na carreira profissional ?
Na família ?
Dedicar o meu tempo livre por algo que não me dá nenhum retorno ?
A relação com os simuladores está voltada diretemente pela paixão por algo que mal conseguimos compreender, é algo que sentimos que devemos fazer, mesmo que de forma certa ou errada.
Simular é muito legal, mas nunca deixe que ela te torne um boçal !
Vou colocar aqui algo que escrevi recentemente no meu facebook :
A fase de maior evolução de um simracer, não é a fase hardcore.
Engana-se quem pensa assim.
A fase de maior evolução é a de entender, respeitar e de poder avaliar de forma igualitária e justa cada simulador, sem menosprezá-los.
Tanto o simulador em si, como seu usuário.

Muito obrigado pelas tuas palavras Ed, me abriu os olhos para muitas coisas, até a ponto de repensar este post, te agradeço pela franqueza e pelo ponto de vista diferenciado em relação a esta mesma linha de pensamento.
Grande abraço !
No meu primeiro dia de aula na faculdade meu coordenador de curso disse o seguinte "Hoje vocês começam uma nova fase na vida de vocês porem se hoje não pensarem e não agirem como o profissionais vocês jamais serão um de verdade", minha turma começou com 96 alunos, no nosso último dia de aula percebemos apos uma árdua jornada que apenas 11 alunos estavam se formando. Meu grande amigo Borba, respeito o que você postou mas eu tenho outra visão sobre isso, eu vejo excelentes e brilhantes Pilotos Virtuais, inclusive você (Que inspira não só a mim, mas muitos outros e novos pilotos virtuais que vem surgindo), afinal eu acredito que cada Sim seja Arcade ou não são modalidades e…