top of page
Buscar

A arte de avaliar simuladores.

  • Foto do escritor: Rodrigo Borba
    Rodrigo Borba
  • 5 de ago. de 2018
  • 4 min de leitura

A informação nos tempos de hoje trafega pela internet de forma muito rápida e dinâmica.


Qualquer pessoa hoje em dia que tem acesso a tecnologia e à internet pode dar sua opinião sobre tudo, de diversas formas e em vários meios de comunicação simultaneamente.


E não é pouco comum assistirmos a um vídeo, lermos um texto e ouvirmos a opinião de um determinado amigo ou pessoa na web.


Com esta evolução tecnológica toda, temos também o lado do business ( negócio ), em que pessoas e empresas com interesses econômicos, sejam youtubers que visam monetizar videos, empresas que pretendem vender produtos para um público x ou y, ou imprensa pseudo especializada, acabam de alguma forma deixando de jogar de forma honesta com os seus espectadores, leitores e afins. Pelo simples fato de considerarem o objetivo econômico um aspecto primordial e importante.


O mais assustador, é que esta massa ''comprada'' gera e forma opinião ...


Isso sem contar as aulas online que são vendidas e promovidas por aí por hordas de "experts" para pilotos pouco experientes.


Os bons não são levados em consideração ou tem o devido reconhecimento, algo que me entristece muito em nosso meio.

Mas vamos falar de coisa boa, voltemos ao tema.


Em razão disto, é muito importante, que os verdadeiros usuários façam uma avaliação honesta daquilo que sentem, ao fazer uso de um determinado serviço ou produto, desde que tenham o mínimo de senso crítico e conhecimento de causa é claro.


Mas como separar aquilo que de fato é importante do que não é importante e relevante ?


Na minha modesta opinião, precisamos ser imparciais em relação a tudo e devemos colocar a razão e o coração acima do fator econômico, devemos gostar realmente do que fazemos. Não há outra forma de agir.


Por inúmeras vezes temos avaliações de youtubers ao vivo, testando um determinado simulador, ou de vídeos de que duram cerca de 3 a 5 minutos, sobre o que avaliam ser corretas, experiências altamente complexas e difíceis de explicar em tão pouco tempo.


Para desmembrar e entender um simulador como deve ser feito, é preciso que exploremos estes softwares por meses ou até mesmo anos, ainda mais nos tempos atuais em que tudo nos é entregue em versões alpha ou beta.


Se você ouvir de alguém um determinado feedback, de que testou um simulador por algumas horas. Saiba que este possivelmente não deverá ser um feedback de confiança e qualidade.


Entender um simulador é fazer uso frequente dele, testar exaustivamente os seus recursos, seu conteúdo, amadurecer o seu sentimento através das suas experiências. E quanto mais se experimenta, mais experiência se tem e maior é a qualidade do feedback.


Por exemplo : Um simracer que testou um determinado simulador offline por 2 horas, com um determinado carro e pista de sua preferência, sai em seguida, gritando e postando aos setes ventos nas redes sociais daquilo que achou ou não achou bom. Ao meu ver, uma completa irresponsabilidade e falta de respeito com aqueles que irão absorver esta informação.


Se eu quero saber o que uma pessoa acha de Gran Turismo por exemplo, eu irei consultar alguém que primeiramente seja experiente, que tenha bom senso, que não seja fanboy, e que seja usuário de longa data deste determinado produto. Algo que irá me ajudar a esclarecer dúvidas e que me beneficiará em avaliações futuras.


Mas além de tudo isso, temos um fator super importante e pouco mencionado sobre quem avalia simulação :


Feeling, isso mesmo, feeling, não adianta eu te dizer que abacaxi é bom, se você gosta ou espera comer algo com o sabor de morango.


Seguindo esta lógica, deixo abaixo aquilo que acho importante para apurar de alguma forma o senso crítico do usuário, e que faça o mesmo saber avaliar de forma eficiente todo e qualquer tipo de simulador :

- Primeiramente, seja imparcial, justo e saiba ouvir as pessoas, sem estes requisitos o seu feedback estará de alguma forma comprometido.

- Tenha muito tempo de uso em todos os simuladores e de forma diversificada ( Explore o uso de todos os carros, pistas, recursos climáticos, recursos de física, qualidade de recursos online, interface, configurações de setup, etc ).


- Procure ler artigos e publicações de montadoras, equipes reais de competição, engenheiros, pilotos reais, pilotos virtuais de ponta de competição, que mostrem dados técnicos relevantes e que podem ser comparados diretamente com o simulador avaliado.

- Não esqueça ! um simulador é a tentativa de replicar o mundo real no virtual.

- Saiba aceitar que o fato de você usar algo, não significa que ele seja o melhor.


- Peça para novos usuários experimentarem antes de se aconselharem para colher feedback, é preciso entender aquilo que é avaliado para ter também o seu próprio senso crítico.


- Não absorva a verdade dos outros como sendo universal, mais da metade dos feedbacks é inútil por sequer usarem equipamentos configurados de forma correta, ou por não seguirem ou ignorarem os tópicos desta lista.


- Saiba enxergar e avaliar os pontos positivos dos diversos produtos do mercado.


- Saiba enxergar e avaliar os pontos negativos dos diversos produtos do mercado.


- Saiba avaliar e diferenciar produtos de categorias iguais ou diferentes.


- Tenha experiência ou pelo menos o básico sobre mecânica ou acerto de carro.


- Desejável experiência em competição online. Isso vai fazer que você avalie melhor a parte técnica de um simulador e como a física se comporta em situações de usabilidade extremas.


- Tenha boa vivência e bom tempo de uso de diversos equipamentos/periféricos do mercado, desde os mais simples, até ou mais profissionais.


- Saiba ajustar cada equipamento em cada simulador, bem como ajustar as configurações de cada simulador em relação ao seu hardware.


- Tenha uma máquina que cumpra com os requisitos mínimos ou recomendados de cada simulador.


- Leia e busque informação técnica de qualidade, entre em contato com desenvolvedores, fale com pilotos reais, vá ao autódromo, veja corridas, faça track days, experimente karts, converse com engenheiros.


Enfim, desconfie de tudo, questione, faça avaliações, veja possibilidades, me avalie também por meio deste texto, e eleve o grau de conhecimento e senso crítico de forma saudável sempre !

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O noobie sabichão.

Pessoal, antes de mais nada, quero dizer que não me acho melhor ou pior que ninguém, é apenas a minha mais sincera opinião a respeito...

 
 
 
Sou um piloto e simracer hardcore.

Não é de hoje que os termos "piloto" e "simracer hardcore" vem sendo usados ao mesmo tempo por quem pratica simulação. Mas o que isso...

 
 
 

8 comentários


Rodrigo Borba
Rodrigo Borba
07 de ago. de 2018

Rsrsr Wendel seu zoeiro, obrigado pela presença meu caro Pole Position BR !

Curtir

Rodrigo Borba
Rodrigo Borba
07 de ago. de 2018

Meu amigo Rafa, fico feliz por poder te receber aqui e ouvir atentamente o teu feedback, espero que vc continue o grande trabalho que sempre fez a frente do No Controle, não perca as esperanças, siga em frente e não nos abandone, abraços !

Curtir

Rodrigo Borba
Rodrigo Borba
07 de ago. de 2018

Grande Ed, fico feliz em ajudar a alimentar boas maneiras entre nós, muito grato pela tua presença aqui ;)

Curtir

Rodrigo Borba
Rodrigo Borba
07 de ago. de 2018

Muito obrigado pelas palavras Tony o interessante é a diversificação do pensamento.

Curtir

PolePositionBR
PolePositionBR
06 de ago. de 2018

Oque dizer além de, (Fim.) ?


Curtir

© 2018 por Rodrigo Borba, todos os direitos reservados

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page